sábado, 1 de janeiro de 2011

NOSSA HISTÓRIA

Vida Serena surgiu  com intuito de concentrar esforços na orientação e tratamento aos dependentes químicos , nas cidades de Várzea Grande, Cuiabá e região, no estado de mato-grosso  em Abril de 2001 foi fundada esta entidade não governamental  e sem fins lucrativos.

Naquela época, os dependentes químicos eram encaminhados a outras instituições, para desintoxicação e tratamento terapêutico, na busca da recuperação. Mas a distância geográfica de Várzea Grande destes locais de tratamento levou a AMPARU a criar seu próprio espaço.
Hoje composta por quatro unidades (Masculina, Feminina, Criança / Adolescente e Premier com o propósito do bem comum da sociedade.
















Projeto terapêutico.
Objetivo Geral

A reinserção social de toxicômanos e alcoólatras, jovens ou adultos do sexo Masculino e Feminino depois de tratamento recebido na Comunidade Terapêutica Vida Serena.

Objetivo Especifico.

· Proporcionar aos clientes condições para reflexão sobre sua problemática individual.
· Prestar assistência médica, psicológica e sócio-educativa a adolescentes /adultos candidatos à internação na Comunidade Terapêutica Vida Serena.
· Desenvolver com as famílias dos clientes, programas de apoio sobre orientação do Núcleo de Apoio aos Toxicômanos e Alcoólatras.
· Propiciar tratamento aos adolescentes e adultos e mulheres internada na Comunidade Terapêutica Vida Serena, fundamentado em Oração, Trabalho e Terapia de Apoio.
· Propiciar a adolescentes / adultos e mulheres atendidos pela AMPARU condições de reintegração social.

Atividades Terapêuticas
O tratamento consiste em técnicas terapêuticas cognitivas e comportamentais que são os subsídios oferecidos com a finalidade de, num primeiro momento, desacelerar os mecanismos de defesa desencadeados pela dependência de químicos em virtude da inabilidade de lidar com a realidade. Os residentes são ajudados a descobrirem bloqueios e introspecções que atrapalham a recuperação. As terapias cognitivas têm como finalidade ajudar a resolver estes "bloqueios" (negação da realidade, vergonha, culpa medo, orgulho, raiva, prepotência, arrogância etc..). Sendo assim trabalhamos para que o residente dê início ao processo de mudanças pertinentes à sua maneira de pensar, deixando clara a sua inabilidade em lidar com os sentimentos acima descritos. Algumas das ferramentas utilizadas para isso são:
- Terapias Cognitivas ("Grupo de Sentimentos"; "Espiritualidade");
- Grafo terapia ("Resumos escritos");
- Reuniões para conscientização: 12 passos;
- Laborterapia (mudança do comportamento - disciplina pessoal);
- Atendimento Terapêutico: individual e/ou em grupo;
- Terapia Racional Emotiva (aprender a lidar com as emoções de forma saudável, separando a emoção da razão);
- Vídeo terapia (vídeos educacionais);
- Dinâmicas de grupo com orientação psicológica;
- Atividades Físicas e Esportivas;
- Prevenção de Recaída.
- Escola de primeiro e segundo grau matutino vespertino e noturno Masculino.
- Oficina de teatro musica (violão e coral), dança.
O trabalho educativo durante o tratamento é fundamental, e a maioria dos pacientes apresenta melhoria.
Fica a critério do dependente em recuperação usufruir da reciclagem de manutenção oferecida pelo Centro. Este serviço estará disponível após o término do tratamento.

Tratamento Masculino Feminino e adolescente
O tratamento que oferecemos aos pacientes portadores da dependência química de alcoolismo e drogas, levam em consideração os aspectos bio-psico-social dos seres humanos, respeitando sempre a individualidade e necessidade de cada pessoa.
Durante o período de tratamento, realizamos a investigação de possíveis comodidades, problemas psíquicos ou clínicos, pré-existentes ou desenvolvidos com o uso de substâncias químicas, como: depressão, bipolaridade, manias, fobias, transtornos, hiperatividade entre outros.
O Programa Terapêutico, parte fundamental do tratamento, está alicerçado no que há de mais moderno em técnicas e dinâmicas terapêuticas, buscando resgatar valores éticos, familiares e emocionais, para motivar os pacientes a refazerem seus projetos de vida, adotando assim, hábitos saudáveis e produtivos.
Muitos casos de recaídas ou insucesso nos tratamentos estão relacionados ao não tratamento adequado destas possíveis comodidades e a não participação dos familiares. 
Tratamento aos familiares:
- Reuniões de conscientização sobre a co-dependência
- Reuniões de conscientização sobre dependência química
- Encaminhamentos para grupos de auto-ajuda (amor-exigente, Nara-non e alanon).